O projeto Nova Energia

Um projeto do Instituto Rio Metropole que aponta soluções para a eficiência e transição da Região Metropolitana do RJ. O Nova Energia é uma iniciativa que cria um banco de dados e define uma modelagem de transição, gestão e eficiência energética em prédios públicos de 19 municípios da Região Metropolitana - Belford Roxo Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópoles, Niterói, Paracambi, Petrópolis, Queimados, Rio Bonito, São Gonçalo, Seropédica, e Tanguá - e também os prédios públicos do Estado em todo seu território.

O projeto procura reduzir as contas de energia, mapear características de consumo e identificar oportunidades de otimização financeira e eficiência energética. Também prevê estudos para transição da matriz energética e estratégias de contratação de energia sustentável.

Os benefícios ?

Energia Solar

Reduzir gastos públicos com energia, possibilitando direcionar o valor economizado para áreas como Saúde e Educação;

Reduzir os impáctos ambientais, contribuindo para que o Brasil alcance as metas de descarbonização e de controle do aquecimento global;

Usar uma matriz energética mais sustentável, preferencialmente solar e biomassa

ODS

O projeto Nova Energia atende a dois dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), parte da chamada "Agenda 2023", um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015 pelos 193 países membros - o Brasil é um deles.

São eles: ODS 7 (energia limpa e acessível: garantir acesso a energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos) e ODS 13 (ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para a mudança climática e seus impactos).

O IRM cumpre sua missão

Como alcançar a eficiência e realizar a transição energética nos prédios públicos do Rio de Janeiro? Essas são algumas das muitas questões levantadas pelo Instituto Rio Metrópole (IRM) quando o assunto envolve a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Com o compromisso de buscar soluções tecnológicas de ponta para infraestrutura de transporte, conectividade, iluminação pública e modelos de eficiência energética, o IRM lançou o projeto Nova Energia.